domingo, 28 de fevereiro de 2010

Turbo Pipeline Pro 2010

Terminou na última sexta-feira (26/02), o Turbo Pipeline Pro 2010, etapa de abertura do tour mundial da International Bodyboarding Association (IBA) e com status de "Grand Slam". O grande campeão foi o francês de Ilha Reunião, Amaury Laverne, o grande nome da prova. Lavernhe venceu todas as baterias que disputou e, na grande final, somou 17,50 pontos, de 20 possíveis, escrevendo seu nome no seleto time de Pipemasters e, de quebra, assumindo a liderança do tour mundial 2010. Guilherme Tâmega foi o brasileiro melhor colocado e chegou na quinta posição. GT foi superado, nos minutos finais, por uma das "zebras" da prova, o sul-africano Jared Houston, na fase semifinal. Outro brasileiro destaque na competição foi o campeão mundial Paulo Barcellos, que mostrou muita atitude e coragem, jogando-se em buracos pesados, mas não escolhou muito bem as ondas nas quartas e terminou a prova em décimo-terceiro.

“Estou muito feliz, não posso nem acreditar." Foi com essas palavras que o francês Amaury Laverhne resumiu seus sentimentos ao tornar-se o campeão do Turbo Pipeline Pro 2010, primeira etapa do circuito mundial da International Bodyboarding Association (IBA). Lavernhe somou dois mil pontos no ranking e larga na frente na corrida pelo título mundial 2010, além dos US$ 5 mil de prêmio pela vitória. A prova encerrou com chave de ouro, apesar da transmissão online não funcionar no mesmo nível das ondas e atletas, Pipeline apresentou excelentes condições, com paredes que variavam entre 2 e 2,5 metros. Lavernhe foi soberano na grande final, deixando o canário Diego Cabrera, campeão da última etapa do tour 2009, na segunda posição, Jared Houston, da Africa do Sul, na terceira e o bicampeão mundial Damian King, da Austrália, em quarto lugar. A seleção brasileira não foi bem na competição. O escrete canarinho iniciou o dia com oito representantes e a primeira baixa foi do catarinense Luis Villar, ainda no R7. Magno Oliveira e Hermano Castro botaram moral na bancada e avançaram ao R8, onde entram os Top 16 do tour.

Na primeira bateria das oitavas, duas baixas brasileiras, os capixabas Lucas Nogueira e Magno Oliveira lutaram, mas não superaram a vontade do aussie Brad Hughes e o "know-how" do atual campeão mundial, Jeff Hubbard. Na sequência, o catarinense Eder Luciano, estreante no Pipe Pro, garantiu vaga nas quartas, atrás do sul-africano Jared Houston. Na terceira bateria do R8, carioca Hermano Castro e baiano Uri Valadão foram eliminados pela dupla campeã mundial Guilherme Tâmega e Damian King. Paulo Barcellos foi o último brasileiro a cair na água nas oitavas e, com um belo tubo, garantiu presença nas quartas, atrás do sul-africano Sasha Specker. Além dos carrascos dos brasileiros, os outros destaques internacionais classificados no R8 foram: Mark McCarthy, Mike Stewart, Spencer Skipper, Amaury Lavernhe, Ben Player, Pierre Costes e Diego Cabrera.

Nas quartas-de-final, apenas GT avançou e garantiu um lugar entre os oito primeiros para o time brasileiro, vencendo a terceira bateria do round, que desclassificou Air Hubb. Eder Luciano perdeu na primeira disputa do R9, na dobradinha australiana Brad Hughes e Damian King. A bateria contava ainda com a presença do legend Mike Stewart. Na última bateria das quartas, Paulo Barcellos foi eliminado pela dupla francesa Amaury Laverhne e Pierre Louis Costes e finalizou sua apresentação na décima-terceia colocação. Na semifinal, Tâmega mostrou muito conhecimento do pico mas perdeu a vaga nos minutos finais, por míseros 9 décimos de ponto. Os classificados à grande final foram Damian King e Jared Houston. Na outra bateria de semifinal, Lavernhe e Cabrera despacharam Costes e Player, abrindo caminho para a vitória e vice campeonato, respectivamente. O tour mundial da IBA embarca para Austrália, que volta ao cenário mundial depois de um ano ausente. A prova rola entre os dias 12 e 18/4 em New South Wales, no Sudeste de Oz.

Resultados do Pipeline Pro 2010:

1. Amaury Laverhne - Ilha Reunião
2. Diego Cabrera - Ilhas Canárias
3. Jared Houston - Africa do Sul
4. Damian King - Austrália
5. Guilherme Tâmega - Brasil
5. Pierre Costes - França
7. Brad Hughes - Austrália
7. Ben Player - Austrália
13. Eder Luciano - Brasil
13. Paulo Barcellos - Brasil

fonte: www.planetabodyboard.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário