Jessica Becker bateu Joselaine Amorim na final e comemorou o título - Foto: Tony D'Andrea
Por: Danilo Caboclo
Após cinco dias de competições, a Praia de Geribá conheceu os grandes campeões do Buzios Bodyboarding 2009. O catarinense Eder Luciano e a carioca Jessica Becker foram os grandes vencedores e comemoraram o título na 11ª etapa do circuito mundial. Com a vitória Eder faturou 1000 pontos no ranking mundial e subiu para a décima segunda posição do ranking. Já Jéssica, também faturou 1000 pontos e diminui a diferença para as líderes do tour mundial. De quebra os atletas engordaram a conta bancária em U$4.000,00 e U$3.000,00 respectivamente e ganharam forças para terminar o ano em alto estilo nas Ilhas Canárias.
Eder Luciano começou o dia com uma missão difícil: vencer o haviano Mike Stewart na primeira disputa da semifinal. O ciclone catarinense mostrou muita disposição e não deu chances ao eneacampeão mundial na bateria. “Eu estou muito contente por ter vencido o Mike, eu já tinha ganhado dele em Portugal e sabia que podia repetir o resultado. Agora é só entrar confiante e trocar minha pontuação na final”, disse Eder já prevendo uma possível vitória.
Na final, Eder teve muitas dificuldades para bater o capixaba Erisberto Abrantes, que havia vencido o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. Em um duelo muito disputado, o catarinense acabou achando duas ondas melhores e mostrou que o grande repertório de manobras na final. Com duas boas ondas, que lhe renderam 8,00 e 8,75, o atleta do Sul deu mostras do seu potencial e garantiu mais um primeiro lugar no circuito. “Pra mim só a vitória interessava. Eu precisava muito da vitória aqui para chegar bem nas Ilhas Canárias. O Erisberto é um grande competidor. Só tenho a agradecer. Agora é terminar o ano entre os top-5 e começar bem no Havaí ano que vem”, concluiu.
O vice-campeão da etapa, Erisberto Abrantes, gostou do resultado, mesmo não sendo o desfecho que tinha em mente para um excelente evento. “Eu estou muito feliz por ter vencido o Guilherme e chegado na final. Queria o título, mas quando se disputa um evento tão forte e equilibrado qualquer um pode vencer. O Eder está de parabéns”, falou.
Após a etapa brasileira do tour mundial nenhuma mudança ocorreu no circuito e os cinco primeiros do tour seguem na mesma posição. Jeff Hubbard lidera o tour com uma boa folga para os demais concorrentes. Guilherme Tâmega ainda tem chances de ser campeão mundial e promete lutar com todas as forças até o fim. “Não deu para trocar pontos aqui, mas agora é partir para as Canárias e acreditar. Sempre que tenho uma chance eu busco tentar de todas as maneiras”, falou o hexacampeão mundial.
Jéssica Becker vence no femino: Em uma final emocionante, a carioca Jéssica Becker venceu a gaúcha Joselaine Amorim e diminui a diferença para as líderes Neymara Carvalho e Eunate Aguirre. “Vou com tudo agora ainda mais depois deste resultado aqui. As próximas etapas são importantes. Essa vitória me deixou muito mais empolgada para buscar esse título”, frisou Jessica, que ano passado terminou na segunda colocação apenas 10 pontos atrás da capixaba Neymara Carvalho.
Na disputa final, a macaense mostrou toda sua força e ganhou com bastante prioridade de Joselaine. A gaúcha eliminou tetracampeã mundial Neymara Carvalho e chegou a disputa derradeira como a favorita. No entanto, Jessica mostrou que o ritmo de competições faz a diferença e conseguiu sua segunda vitória no tour mundial. “Eu fiquei muito impressionada com o meu desempenho. A Joselaine é uma grande atleta e ela veio bem durante todo o circuito. Acho que manter a tranqüilidade foi uma coisa boa para mim, as ondas boas apareceram e eu consegui atuar bem”, disse.
Com a vitória, Jéssica diminuiu a diferença para as líderes para pouco mais de 200 pontos e agora parte com força total para as Ilhas Canárias. A atual líder, Neymara Carvalho também se mostrou satisfeita mesmo após a derrota, mas sabe que precisa trocar sua pontuação na Venezuela. “Eu ainda lidero, mas preciso ir bem nas próximas etapas. O evento da Venezuela será minha chance de troca para eu ter um pouco mais de folga no último evento. Vou lutar com todas as minhas forças para manter o título aqui no Brasil”, concluiu.
Quem também ganhou posições no ranking mundial foi a cearense Isabela Sousa. A atleta de Fortaleza terminou na terceira posição na etapa, subiu para quinto no ranking mundial e agora tem boas chances de brigar pela ponta nas duas últimas etapas do tour mundial.
Diferente do tour masculino, as menina ainda terão uma parada em Isla Margarita, na Venezuela, antes de partir para o desfecho do tour em Confital.
O Búzios Bodyboarding 2009 conta com o patrocínio da prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e é uma realização da Confederação Brasileira de Bodyboard. A competição conta com o apoio da Azul, I9, Água Crystal, Boate Xtreme, Pousada Tangarás, Genesis, The One, Void Rider, Daphoto Studio, Vortec, Paipo, Hotel Rio Búzios, radio 104.1 e Revista 720º.
Resultados deste domingo:
Final:
#1 – Eder Luciano (BRA) 16,75 x 13,50 Erisberto Abrantes (BRA)
Semifinal:
#1 – Eder Luciano (BRA) 14,25 x 13,50 Mike Stewart (HAV)
#2 – Erisberto Abrantes (BRA) 15,00 x 14,50 Guilherme Tâmega (BRA)
Final feminino:
#1 – Jessica Becker (BRA) 15,25 x 13,50 Joselaine Amorim (BRA)
Semifinal feminino:
#1 – Jessica Becker (BRA) 12,75 x 10,50 Fabiana Correa (BRA)
#2 – Joselaine Amorim (BRA) 13,75 x 10,75 Isabela Sousa (BRA)
Ranking mundial masculino:
1 – Jeff Hubbard (HAV) – 6220 pontos
2 – Dave Winchester (AUS) – 5660 pontos
3 – Ryan Hardy (AUS) – 5630 pontos
4 – Mike Stewart (HAV) – 5333 pontos
5 – Guilherme Tâmega (BRA) – 5260 pontos
6 – Pierre Louis Costes (FRA) – 5050 pontos
7 – Amaury Lavehrne (REUN) – 4970 pontos
8 – Ben Player (AUS) – 4460 pontos
9 – Mark McCarthy (AFS) 4440 pontos
10 – Uri Valadão (BRA) – 4277 pontos
Ranking mundial feminino:
1 – Neymara Carvalho (BRA) – 5240 pontos
2 – Eunate Aguirre (EUK) – 5225 pontos
3 – Jessica Becker (BRA) – 5015 pontos
4 – Luz Marie Perez (PRC) – 4385 pontos
5 – Isabela Sousa (BRA) – 4350 pontos
6 – Catarina Sousa (POR) – 4190 pontos
7 – Rita Pires (POR) – 3965 pontos
8 – Natasha Sagardia (PRC) – 3495 pontos
9 – Lummar Guittard (VEN) – 3005 pontos
10 – Izamar Vivas (VEN) – 2850 pontos
Fonte: http://abbctour.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário