
Emanuel dos Santos acha um belo tubo no evento - Foto: Divulgação
Por: Moacir Veiga
Valeu a pena esperar. Apesar de o evento estar marcado para o dia 20 de Setembro, a diretoria técnica da ABI – Associação de Bodyboarding de Itajaí acertou em transferir a etapa para o último domingo, dia 27. A ondulação de sudeste encostou-se ao litoral norte catarinense proporcionando 3 dias de ondas constantes, transformando o final de semana numa maratona high surf que só fez elevar o nível da competição. Em ondas tubulares e pesadas de até 1 metro e meio o show de bodybaording foi total.
Tubos, ARS, Backflips e um repertório competitivo de atletas dos três estados do sul do país em baterias alucinantes presenciadas por um bom público na praia, mesmo com o dia nublado e chuvas ocasionais. Os 32 atletas inscritos nas categorias OPEN e MIRIM, aliadas à surpresa da categoria FEMININA, que na última hora foi implementada pela organização, duelaram em baterias de 3 a 4 atletas até as finais, onde as trocas de notas e posições nas baterias formaram um espetáculo a parte. O evento, apesar de ser um circuito local, foi considerado pelos atletas como um evento de nível estadual profissional, e os bodyboarders catarinenses EDER LUCIANO, RONALDO FIGUEIREDO, DANIEL GUSTAVO, FELIPE MORMANO, entre outros, assim como os paranaenses SANDERSON TREVISAN, ROGÉRIO SILVA e EMANUEL DOS SANTOS mostraram o porquê do bodyboarding nacional está entre os melhores do mundo.
Na categoria mirim, os atletas com até 16 anos mostraram um excelente nível de competitividade, demonstrando que há 2 pólos do esporte na região sul, o litoral centro norte catarinense e o estado paranaense. O atleta paranaense Emanoel dos Santos deu um show de bodyboarding até a final, que se completou com 2 atletas de Itapema e outro atleta do Paraná.
Na categoria feminina, a bodyboarder Raquel Friederich demonstrou excelente nível nas ondas pesadas da brava, mesmo a organização tendo disponibilizado 2 vezes auxílio para as atletas durante as finais.
Mas o melhor ainda estava por vir. Após proporcionar disputas eletrizantes durante o evento, a categoria OPEN entrou na final com uma bateria extremamente acirrada, exigindo ao máximo dos atletas e juízes devido ao alto nível técnico. Enquanto o mar alinhava os atletas destruíam com repertórios de 2 a 5 manobras por onda, com ARS, Backflips, tubos, aéreos. O catarinense EDER LUCIANO confirmou sua boa fase em 2009, e engatou mais uma vitória após vencer a etapa portuguesa de Sintra do circuito mundial e levou pra Itapema os R$500,00. Eder também foi o dono do maior somatório do evento, 16.33 na final e da maior nota do dia, um 9,33 numa direita com um tubo, 1 ARS, um rolo, um 360º normal e um 360º invertido.
“Estou me sentindo muito cansado, pois foram 3 dias inteiros dentro da água, hoje as ondas continuam pesadas, mas estou treinando para ir com tudo para Búzios”, declarou Eder Luciano, que parte para o Rio de Janeiro para disputar a etapa carioca do circuito mundial de Bodyboarding.
Eder recebeu a os R$ 500,00 em notas de dinheiro, fato que foi lembrado pelos atletas como uma iniciativa inédita no esporte.
“Apesar de estarmos iniciando uma nova alternativa de valorização do esporte, com alguns problemas estruturais, acredito que estamos no caminho certo, fato comprovado pelo evento ser prestigiado por atletas de todo o sul do país,” afirmou o vice-presidente da Associação de Bodyboarding de Itajaí, Carlos Vanzuita.
A próxima etapa está marcada para o mês de novembro, mais uma vez com a promessa de um show de bodyboarding.
Science Apresenta CIRCUITO MORCEGO VERDE DE BODYBOARDING é uma promoção da ABI – Associação de Bodyboarding de Itajaí, e contou com os patrocínios da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, Brava Surf Shop, Santidade Local Bar e Padang Padang Surf Shop, apoio de Inscreen Comunicação Visual, May.com soluções em informática, Lanchonete Catedral, Ponto Básico, art Laser, C4 Super Wax, IAE Surf Eco Products, e cobertura pelos sites, Quersurfar, Atalaiaclicksurf, Bodyboardcapixaba e Waves.
RESULTADOS E RANKING APÓS 1ª ETAPA
OPEN
1º- EDER LUCIANO (ITAPEMA) 1000 PTS
2º- DANIEL GUSTAVO (BC) 900 PTS
3º- SANDERSON TREVISAN (PR) 810 PTS
4º- DARLAN VIEIRA (BOMBINHAS) 729 PTS
MIRIM
1º - EMANOEL DOS SANTOS (PR) 1000 PTS
2º - CLEBER HENRIQUE (ITAPEMA) 900 PTS
3º - JUNIOR MILANI (ITAPEMA) 810 PTS
4º - LEONARDO ABREU (PR) 729 PTS
FEMININO
1ª - RAQUEL FRIEDERICH (ITAPEMA) 1000 PTS
2ª - CAMILE OLIVEIRA (ITAJAÍ) 900 PTS
3ª - MARIAH RODRIGUES (ITAPEMA) 810 PTS
4ª - DAYANNE SCHIMT (ITAPEMA) 729 PTS
Fonte: http://abbctour.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário